O primeiro passo que você deve dar no Konviva é criar as unidades. Com as unidades, você pode estruturar os grupos de usuários conforme a hierarquia da sua empresa para organizar as permissões e visualizações do conteúdo de cada usuário. 

As unidades são organizadas em formato de árvore, então, é interessante pensar em uma estrutura como em nível raiz, criando níveis e subníveis que reflitam a hierarquia do seu negócio ou que estejam adaptadas ao planejamento de sua oferta de aprendizagem. 

Para efetivar o cadastro de um usuário no sistema, é necessário atribuir ao menos um perfil e vinculá-lo a uma ou mais unidades. A única restrição, neste caso, se aplica ao perfil de aluno, que estará associado a uma Única unidade, ou seja, ele acessará as informações de cursos e turmas apenas da unidade à qual estará associado.

Para criar uma nova Unidade, clique em Usuários > Unidades > Adicionar Unidade. Abrirá a seguinte página:


Agora informe o título da Unidade que deseja criar. Este campo é obrigatório.

Nesta área de cadastro há outros campos para preenchimento que não são obrigatórios, mas é bem interessante que você os preencha para personalizar ainda mais o seu treinamento. 

O código da unidade, por exemplo, geralmente é fornecido pelo próprio RH da empresa que está utilizando o Ambiente. É importante levar em consideração que cada unidade pode estar relacionada a apenas um código, que é obrigatório caso seja necessária a importação das Unidades via importador ou integração.

Vamos acompanhar um exemplo para entender melhor. 

No caso de uma rede de varejo, a unidade macro é Universidade X, e as unidades que vêm abaixo desta, estão diretamente relacionadas à unidade-mãe.



Neste exemplo, os usuários associados com perfil de Gestor à unidade Universidade X têm a gestão sobre todas as subunidades. Caso o modelo seja um gestor para cada regional, ele deverá estar associado às subunidades Sul e Sudeste respectivamente. 

Essa configuração inicial é muito importante para garantir que todos visualizem as informações associadas ao seu perfil e adequadas à segmentação e modelo de gestão planejados. 

Então, agora que você já conhece para que servem as unidades e como elas devem ser planejadas, é hora de aprender como criá-las na plataforma. Acessando o Konviva, no menu, clique em Usuários, e, em seguida, em Unidades. Nesta tela, você visualiza as unidades já cadastradas. 

Você pode buscar uma unidade diretamente no campo de busca ou fazer uma busca avançada por Nome ou Código.

Em nomenclatura de níveis, você pode alterar a nomenclatura padrão das Unidades. Esta nomenclatura refletirá no auto-cadastro do portal externo. No exemplo que vimos, definimos cada nível da árvore como unidade de região e filiais.