Para criar um desafio, acesse a listagem de cursos, trilha e/ou biblioteca e, em Ações, clique na imagem do troféu que está associado ao curso no qual você deseja configurar o desafio.


Na nova tela, você pode selecionar no campo de busca um desafio já existente ou criar um novo desafio clicando em ADICIONAR DESAFIO.


Em seguida, informe um Nome para o desafio criado, sua Descrição e selecione a sua Situação, ou seja, se o desafio criado estará Ativo ou Inativo.

Se necessário, também pode associar uma imagem ao desafio. Basta clicar no botão e selecionar a imagem.


Após inserir as informações iniciais, na mesma tela, você deve configurar as regras para que o aluno conquiste esse desafio, que pode ser de três maneiras: aprovação, avaliação de reação e conclusão.

Aprovação: é possível incluir um percentual relativo ao aproveitamento ou andamento do aluno no curso. Você pode escolher apenas um ou os dois critérios da aprovação, pois são cumulativos.

Caso você não inclua nada em aprovação, ou seja, deixar 0% na aprovação, independente da nota dele, será aprovado. Caso defina um aproveitamento inferior ao aproveitamento requerido no referido curso, ele não será válido para este desafio. E se você configurar 75% de aproveitamento e 100% de andamento, o aluno também deve cumprir essas duas regras para obter o desafio.

Matrículas realizadas em lote não recebem o andamento.

Avaliação de reação: Este critério está associado à realização da avaliação de reação apenas do curso. Caso não tenha avaliação de reação cadastrada, não se preocupe, pois não afetará a pontuação.

Conclusão: o desafio pode estar associado ao prazo de conclusão do curso pelo aluno. Esse prazo é contabilizado em dias a partir da data de realização da matrícula.


Neste caso, todas as três combinações são permitidas simultaneamente, então, selecione os critérios que mais façam sentido para o planejamento da sua estratégia.

Você também pode definir um período de validade para a aplicação das regras. Basta selecionar o período inicial e final para que os usuários possam obter as suas conquistas.

Para concluir, você pode associar um ou mais Badges, caso já tenham sido criados, ou determinar quantos pontos o aluno ganhará ao conquistar o desafio proposto.


Após o fim do período determinado para o desafio, este não pode mais ser conquistado por novos alunos, mas os pontos conquistados até então continuam válidos na plataforma, exceto que seja incluído um prazo em dias para que os pontos expirem. Esses dias começam a contar a partir do dia em que o aluno realizou o desafio, por isso, leve em conta essa informação, pois ela pode impactar nos Rankings.

Por exemplo, no curso Técnicas de Vendas havia o seguinte desafio “Melhor desempenho em Técnica de Vendas” utilizando a regra por aprovação: exigindo 95% de aproveitamento e 100% de andamento e, em seguida, um badge e 100 pontos os quais poderão expirar em 365 dias (1 ano aproximadamente).

O aluno que efetuar este curso, somente conquistará o desafio se navegar por todo o conteúdo (100% de andamento) e conseguir um aproveitamento mínimo de 95%. Ao concluir o desafio, ele ganhará um badge e mais 100 pontos que terão validade por 1 ano.

Os mesmos critérios e as mesmas configurações valem para tanto para os Cursos como para as Trilhas, pois, você pode configurar para os dois casos, desafios, criar missões e jornadas, todos com as mesmas configurações. A diferença e que a trilha não tem avaliação de reação.

Outro ponto importante a ser destacado é que, caso as regras sejam alteradas, não irá afetar os que já realizaram o desafio, ou seja, se mudar a pontuação, por exemplo, a partir da data da mudança, quem já fez, se mantém, e quem ainda não fez, começara a receber as pontuações conforme vigência.


 Você pode criar quantos desafios quiser, basta repetir os procedimentos sempre que necessário. 




Com os desafios criados, você pode seguir com a configuração dos demais aspectos da sua gamificação.

Pelo menu Administração, em Gamificação. Você pode configurar a sua estratégia de gamificação com os seguintes elementos: Badges, Missões, Jornadas, Ranking e Loja.