Para acessar o Ranking, clique no menu Administração > Gamificação > Ranking.

Por padrão, você pode utilizar o campo de busca para selecionar um ranking já criado ou criar um novo Ranking clicando em ADICIONAR RANKING.


O ranking é uma estratégia bastante interessantes, pois impulsiona a motivação, incentivando a competitividade de forma saudável entre os alunos. Nesta opção, você pode criar três tipos de ranking: Global, Segmentado por unidade e Unidades.

A base de comparação que o sistema utiliza para compor o ranking, são os pontos obtidos pelos alunos. Estes pontos são provenientes dos desafios ou das missões conquistadas.

Global: No ranking global, todas as pessoas que participarem dele irão visualizá-lo, portanto cada “linha” do ranking, será um usuário. Ex: 1º Lugar Marlos, 2º lugar Graciela, etc.

Para cadastrar um ranking do tipo global, basta acessar a área de Administração > Gamificação > Ranking, clicar no botão Adicionar Ranking e preencher os dados básicos como nome, descrição, situação e o tipo “Pessoas – Global”.


Somente com estes dados, já é possível criar um ranking geral com todos os usuários do sistema, mas, caso deseje restringir a visualização do ranking, você ainda pode utilizar de forma opcional o Público-alvo e/ou Unidade.

Ao selecionar um público-alvo, significa que o aluno verá o ranking somente se pertencer ao público-alvo selecionado. O mesmo ocorre se for selecionada alguma unidade. Ao selecionar esta opção, significa que o aluno verá o ranking se estiver na unidade selecionada.

Se for selecionado o campo unidade e também público-alvo, o aluno somente poderá ver o ranking se atender aos dois critérios, ou seja, o acesso se torna mais restrito, já que precisará pertencer a unidade e ao público-alvo selecionados.

Segmentado por unidade: Ao cadastrar um ranking de “Pessoas – Segmentado por unidade“, você deverá preencher os dados básicos como nome, descrição, situação, tipo “Pessoas – Segmentado por unidade” e Unidades.

A diferença deste ranking com o global é que este apresenta uma lista de alunos, para cada unidade selecionada. Já o ranking de pessoas – global, é uma única lista que contempla todas as pessoas de forma global.

Existem unidades que podem apenas visualizar e não fazer parte do Ranking. Neste caso, você tem a opção de restringir a visualização do ranking, da mesma forma que no tipo Global, para usuários pertencentes às unidades selecionadas na caixa de seleção abaixo.



Unidades: Por fim, temos o ranking por Unidades. Para cadastrar este tipo de ranking você deve preencher o nome, descrição, situação e tipo “Unidades”. Em seguida, você deverá selecionar as unidades que irão compor o ranking, ou seja, cada unidade selecionada irá representar uma linha no ranking e o campo pontos da unidade, será o somatório de todos os pontos dos usuários que pertencem àquela unidade.

Neste caso, você pode restringir o ranking apenas aos gestores do ambiente que pertencem às unidades selecionadas para visualização. Para isso, basta clicar na caixa de seleção correspondente a “Restrito aos gestores”. Se não restringir, ficará disponível para todos.



Para finalizar, basta clicar em Salvar e sair.