O conteúdo SCORM pode ser considerado um dos objetos de aprendizagem mais completos por ser flexível e reutilizável. Neste tipo de conteúdo pode-se contemplar diversos objetos de aprendizagem em qualquer formato permitindo o reuso do conteúdo para diferentes assuntos.

No entanto, o objetivo desse Material é detalhar melhor o comportamento atual do SCORM dentro do LMS Konviva.

Comunicação entre SCORM e LMS

O conteúdo SCORM retorna ao LMS as informações referentes a conclusão um SCO através da variável lesson_status (cmi.core.lesson_status).

SCORM
KONVIVA
Completed
Finalizado
Passed
Finalizado
Failed
Em andamento
Incompleted
Em andamento
Not attempted
Não iniciou


Esta variável pode repassar ao LMS os seguintes estados são:

  • Completed: o Konviva entende como o SCO como “finalizado”;
  • Passed: o Konviva entende como o SCO como “finalizado”;
  • Failed: o Konviva entende como o SCO como “em andamento”;
  • Incomplete: o Konviva entende como o SCO como “em andamento”;
  • Not attempted: este é o status quando o SCO ainda não foi acessado, e o Konviva entende como “não iniciou”;
  • Importante lembrar que um pacote SCORM pode ser formado por mais de um SCO, mas o que normalmente observamos é que as ferramentas de autoria mais utilizadas (como Articulate, Captivate, iSpring) geram conteúdos com apenas um SCO.

Para fins de andamento de um pacote SCORM, o Konviva leva em consideração a quantidade de SCOs que o compõe para definir o percentual. Para cada SCO o Konviva considera as seguintes situações:

  • Como 0% de andamento quando ele está com o status “não iniciou”;
  • Com 50% de andamento com o status “em andamento”;
  • Com 100% de andamento com o status “finalizado”

A imagem abaixo mostra o exemplo de um curso em SCORM que é composto por mais de um SCO:

Como o curso é formado somente por um pacote SCORM, o andamento no pacote é o andamento no curso. Neste caso o aluno já completou o primeiro SCO (Apresentação), está estudando o segundo SCO (Conheça o Código de Defesa do Consumidor) e ainda não acessou os demais.

Como o conteúdo é formado por 9 SCOs, o Konviva apresenta a informação de que o aluno já concluiu 16,67% do curso, pois considera 100% do primeiro SCO e 50% do segundo. Neste caso é utiliza-se uma média ponderada de acordo com o número de SCOs no SCORM. A conta realizada é:

(100% + 50% + 0% + 0% + 0% + 0% + 0% + 0% + 0%) / 9 = 16,67%

Como comentado anteriormente, a maioria dos pacotes SCORM são compostos por apenas um SCO, sendo que desta forma o curso irá apresentar o andamento de 0%, 50% ou 100% conforme o status do SCORM (caso o curso seja formado por apenas um pacote SCORM). A imagem abaixo apresenta um curso formado que contém um pacote SCORM com um SCO:

Veja que o SCORM está “Em andamento” e por isso o item A prática do EaD  está com 50% (veja o indicador gráfico no canto direito).

Como o curso é composto de mais dois elementos de conteúdo (as avaliações “Exemplo de Avaliação de Aprendizagem” e “A Karta”) o Konviva considera o primeiro elemento (A prática do EaD) com andamento de 50% e os demais com andamento 0%. O percentual de andamento no curso então é:

(50% + 0% + 0%) / 3 = 16,67%