Marketplace

O objetivo do Marketplace, é que Cursos possam ser transferidos entre ambientes diferentes, reduzindo o trabalho de recadastrar Cursos e conteúdos quando pode-se utilizar um já existente.

Neste manual, será explicado todo processo para que o Marketplace possa ser habilitado em sua plataforma bem como o tutorial de como utilizá-lo e quais seus impactos no ambiente.   

 

 

 

Implementar

 

Para habilitar o Marketplace em seu ambiente, deve-se ter bem definido de qual ambiente para qual os conteúdos serão transferidos. 

Deve ser definido qual destes ambientes será responsável pela exportação dos conteúdos e qual deles será utilizado para importação,

Assim que tudo estiver bem definido, deve ser aberta uma solicitação ao suporte para que o Marketplace seja habilitado e então façam os devidos ajustes.

 

Utilização


Quando o Marketplace for habilitado, ao acessar o módulo Aprendizagem de Cursos, será apresentado o botão “Marketplace”.

Utilizaremos como exemplo a exportação e importação de Cursos:

Para o ambiente de exportação, ao clicar no botão Marketplace, será visualizada a lista de Cursos disponíveis nesta plataforma. Então você poderá selecionar todos Cursos que desejar e exportá-los para o outro ambiente, que deve estar previamente configurado para recebe-los (configuração feita via solicitação ao Suporte). 

Para o ambiente de importação, ao clicar no botão Marketplace, aparecerão todos os Cursos disponibilizados pelo Marketplace da plataforma de exportação.

 

Para importar um curso siga os passos:

 

 

 

Apos ter exportado o curso X você deve ir no outro ambiente que deseja importar.


Para importar um curso siga os passos:

 

Observação : Você deve configurar o aproveitamento e a carga horária de acordo com o curso original. O código pode ser diferente.

 

Impactos


Quando um Curso é criado no Konviva, todos os conteúdos ficam armazenados no repositório. Sejam eles inseridos através do Curso em “Novo objeto” ou diretamente no repositório.

No caso dos Cursos importados pelo Marketplace, nenhum tipo de conteúdo fica armazenado no repositório. 

Deste modo, estes conteúdos devem estar bem validados na plataforma de exportação, pois nenhuma edição ou atualização destes conteúdos poderão ser feitas na plataforma de importação.

Qualquer alteração ou atualização feita nestes conteúdos na plataforma de exportação não afetarão os conteúdos existentes na plataforma de importação. No caso de desejar atualizá-los, o único método é importando o Curso novamente no ambiente de importação assim que modificados na plataforma de exportação, neste processo, será criado um novo Curso. 

No caso de precisar alterar um destes conteúdos diretamente no ambiente de importação, a única forma é excluindo o item do Curso e inserindo um conteúdo novo no lugar.

 Conteúdo excluído: Quando um conteúdo é excluído do Curso, todo registro de acessos, aproveitamento dos alunos para aquele item, são apagadas.